POR QUE UM BANCO DE LOOPS BRASILEIROS?

Há muito tempo procuramos por bancos de loop’s que facilitassem nossa vida ao trabalhar com música brasileira. Seja para prepara melhor as pré-produções de alguns trabalhos, pra complementar na instrumentação de algumas músicas ou poder  contemplar alguns trabalhos de baixo orçamento, sempre acabamos ficando dependentes de alguns “play along’s” disponíveis em sites da internet ou em gravações caseiras que nem sempre tem qualidade suficiente para um trabalho de alto nível. Dadas estas demandas, resolvi produzir juntamente com Leonardo Gorosito um complexo banco de ritmos brasileiros que abrangessem desde ritmos populares mais difundidos da música brasileira até ritmos mais tradicionais restritos a regiões específicas do nosso país. 
   Levando em consideração nossas experiências com produção musical, listamos os fatores que frequentemente geram problemas na hora de organizar uma pré-produção ou um arranjo a partir do momento que começamos a trabalhar dentro das DAW’s e dependemos desses Loops. Isso nos levou aos seguintes procedimentos:

⦁    Criar Loop’s num numero satisfatório de andamentos -  Testamos qual seria o intervalo de bpm que permitia uma margem de “strech” que não prejudicasse tanto o som, mantendo dentro de um nível de qualidade sonora satisfatório mesmo depois dos processamentos. Levou-se em consideração também que a intenção musical ao executar o instrumento em andamentos distintos é muito diferente, dada questões físicas motoras de cada andamento e sua influência no som. 
⦁    Criar pacotes diferentes deste produto de acordo com as demandas mais comuns de quem trabalha com loop’s. Por meio dessa análise chegamos a 3 produtos distintos.

 

TIPOS DE PACOTES:

 
⦁    Pacote do músico: utilização de blocos ritmos para improvisação, levadas rítmicas e estudo de linguagem
⦁    Pacote do produtor: Utilização dos blocos rítmicos e dos instrumentos separadamente. O produtor pode escolher por tirar ou colocar qualquer instrumentos que esteja gravado naquele contexto para chegar mais perto da sonoridade que procura.
⦁    Pacote do técnico: Utilização dos blocos rítmicos, dos instrumentos separadamente e dos microfones utilizados individualmente nas captações. Grande parte dos instrumentos foram captados utilizando mais de um microfone, seja para chegar no objetivo sonoro buscado, seja para ter opções de timbre. O técnico ao ter essas opções consegue ter mais ferramentas para trabalhar mixagem do material em questão.

⦁    Ter um repertório amplo de ritmos diferentes para ter como opção de criação, inclusive podendo combinar instrumentos de diferentes ritmos buscando novas sonoridades. 

 

CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL

Para auxiliar no planejamento do conteúdo e na execução músical contei com Leonardo Gorosito, percussionista com larga experiência e um rapaz muito fofinho. Leo Gorosito bla bla bla .........

 


Legenda: FOTO do LEO  SEM CAMISA E TANGUINHA

 


RITMOS BRASILEIROS

Foram escolhidos os seguintes ritmos para fazer parte do pacote. 

 

BANCO DE LOOPS